quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Como funciona a Química?


A Química, apesar de ser considerada uma "Ciência Exata" ela não é tão exata assim. Não é como na Matemática onde 1 + 1 = 2. Por exemplo, quando misturamos 100mL de água e 100mL de etanol (álcool etílico), a mistura final não tem 200mL! Neste caso, ocorre uma contração de volume devido às forças de interação entre as moléculas da água e do álcool, fazendo com que o volume final da solução seja menor do que 200mL.

A Química é uma "Ciência Experimental", isto significa que as leis, hipóteses, teorias, etc., que embasam o conhecimento químico são feitas após observações de resultados experimentais. Com o avanço da tecnologia, novos métodos e equipamentos são criados e/ou melhorados, fazendo com que observações anteriores sejam confirmadas, corrigidas ou completamente abandonadas. Em Química, muito raramente, usam-se expressões do tipo "sempre, nunca, somente, apenas"; pois a Química tem o erro inerente aos métodos e experimentos. Usando o exemplo da mistura de água e álcool citado acima, podemos dizer que, em Química, nem sempre 1 + 1 = 2!
Muitos exemplos podem ser citados para mostrar a evolução da Química: Quando surgiram os primeiros dirigíveis, estes flutuavam pois eram cheios de gás hidrogênio (altamente inflamável), após um terrível acidente onde o dirigível explodiu matando todos os passageiros, passaram a usar gás hélio (bem estável) para inflar os dirigíveis.


A Química é uma ciência que "funciona" em três níveis:

1) Nível Macroscópico (ou dos Fenômenos): nível em que são feitas as observações.

Ex.: ao retirar um cubo de gelo do congelador colocando-o num prato, observa-se que o gelo vai "derretendo" com o passar do tempo, até que se torne totalmente líquido.

2) Nível Microscópico (ou Atômico): este nível é invisível aos nossos olhos. Aqui o fenômeno macroscópico observado é explicado em termos de reorganização dos átomos, moléculas, etc.

Ex.: a medida que o tempo passa, as moléculas de água que estão no estado sólido (gelo) vão absorvendo energia e vão cada vez mais se afastando, passando para o estado líquido.

3) Nível Representacional (ou Simbólico): neste nível representa-se o que acontece microscopicamente (em termos de átomos, moléculas, etc) o fenômeno macroscópico (observado), utilizando uma linguagem própria da Química: símbolos, fórmulas, equações.

Ex.:

Deixo aqui em formato PDF um artigo mais detalhado sobre O QUE É E COMO FUNCIONA A QUÍMICA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário